Economia

Confiança do setor de serviços em fevereiro é a menor histórica, diz FGV

Redação Folha Vitória

Rio - O Índice de Confiança de Serviços (ICS) recuou 5,4% na passagem de janeiro para fevereiro, na série com ajuste sazonal, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o ICS saiu de 99,1 pontos para 93,7 pontos no período. Trata-se do menor nível de toda a série histórica do índice, iniciada em junho de 2008.

Segundo a instituição, pesaram sobre o resultado as avaliações negativas sobre a demanda, tanto no momento atual quanto a previsão para os próximos três meses, e sobre a situação corrente e futura dos negócios. O pessimismo e a baixa confiança, completou a FGV, são generalizados e alcançam 10 das 12 atividades investigadas.

"O resultado retrata um setor em contínua desaceleração, inserido em um contexto em que a demanda reflete os efeitos da inflação elevada e da queda da confiança do consumidor", diz o economista Silvio Sales, consultor da FGV, em nota. A média histórica ficou em 121,8 pontos. Em janeiro, o índice havia registrado queda 2,0% em relação ao mês imediatamente anterior.

Em fevereiro, a piora do ICS decorreu da deterioração de seus dois subíndices. O Índice de Situação Atual (ISA-S) teve queda de 6,9%, para 76,8 pontos, depois de aumento de 5,5% em janeiro. Já o Índice de Expectativas (IE-S) caiu 4,5% em fevereiro, para 110,6 pontos, após recuo de 6,6% na mesma base. A coleta de dados para a edição de fevereiro da sondagem foi realizada entre os dias 03 e 24 do mês passado.

Pontos moeda