Economia

Faturamento da indústria tem em janeiro 3º recuo mensal seguido,diz CNI

Redação Folha Vitória

Brasília - Depois de cair 1,8% em 2014, o faturamento da indústria continuou a piorar em janeiro deste ano, de acordo com os Indicadores Industriais divulgados nesta quarta-feira, 4, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na comparação com dezembro do ano passado, o faturamento real do setor no primeiro mês do ano recuaram 2,6%, considerando dados dessazonalizados. Foi a terceira queda seguida. Em relação a janeiro de 2014 a queda foi de 8,4%. "Esse resultado sugere que a enfraquecida demanda doméstica segue como um limitador adicional à recuperação da indústria", avalia a CNI.

Na comparação com dezembro, no entanto, as horas trabalhadas na indústria em janeiro aumentaram 1,9%, interrompendo uma sequência de três quedas mensais consecutivas. Da mesma forma, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) no setor passou de 81,1% em dezembro (dado revisado) para 81,5%. Ainda assim, ambos os indicadores estão abaixo do verificado em janeiro de 2014. Para as horas trabalhadas, a comparação anual mostra uma queda de 8%, enquanto a UCI é 0,4 ponto porcentual menor.

Já o emprego industrial ficou estável em janeiro deste ano na comparação com dezembro. Depois de noves meses de queda no emprego, esse foi o segundo mês sem demissões líquidas no setor. Em relação a janeiro de 2014, porém, o número de vagas de trabalho na indústria caiu 3,5%.

Ainda assim, a massa salarial do setor regrediu pelo quinto mês consecutivo, desta vez 0,5% em relação a dezembro e 3,3% na comparação anual. Contudo, o rendimento médio dos trabalhadores da indústria em janeiro foi 0,3% superior ao de dezembro e ficou 0,2% acima do registrado no primeiro mês do ano passado.

Pontos moeda