Economia

Mais de 40 mil capixabas podem perder o desconto na conta de luz

A medida faz parte dos cortes do Governo Federal para controlar os gastos no setor elétrico e conter a inflação. Em todo país, 5,8 milhões de famílias perderam o benefício

Desconto na conta de energia elétrica de 40 mil pessoas pode ser suspenso  Foto: Divulgação

Somente no Espírito Santo, em janeiro 30 mil famílias foram excluídas da lista de beneficiários da Tarifa Social na conta de energia elétrica e, segundo a Escelsa, outras 40 mil famílias capixabas ainda podem perder o desconto. Em todo país, 5,8 milhões de famílias perderam o benefício.

Irão perder o desconto – que varia entre 10% e 65%, de acordo com o consumo – os beneficiários que não estiverem com os dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais, que de deve ser regularizado a cada dois anos.

A medida faz parte dos cortes do Governo Federal para controlar os gastos no setor elétrico e conter a inflação, como explicou o presidente do Conselho Regional de Economia do ES, Eduardo Araújo. “A tarifa era custeada pelo Governo, mas este ano passou a ser financiada pelos consumidores. Seriam, então R$ 600 milhões repassados aos consumidores através de aumentos nas contas de energia elétrica e, por consequência, na inflação”, explicou.

O beneficiário que tiver o benefício suspenso deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e atualizar seus dados e documentos para voltar a ter o desconto. 

O benefício

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um desconto na conta de luz destinado às famílias inscritas no Cadastro Único com renda de até meio salário mínimo per capita ou que tenham algum componente beneficiário do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). O desconto concedido varia de acordo com consumo de energia.

Pontos moeda