Economia

Ministros discutem concessão e inclusão de hidrovias em plano de investimento

Redação Folha Vitória

Brasília - O governo federal deu início à preparação do modelo de concessão para hidrovias. Nesta quarta-feira, 11, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, teve uma reunião com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, e o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. A ideia do governo é incluir as hidrovias no Plano de Investimentos em Logística (PIL). Esse foi apenas o primeiro de uma série de encontros para desenhar o modelo. A próxima reunião ainda não tem data marcada.

Kátia Abreu sugeriu ao ministro Barbosa fortalecer investimentos em infraestrutura no chamado Arco Norte, área formada por Itacoatiara (AM), Santarém (PA), Vila do Conde (PA), Itaqui (MA), Salvador (BA) e Ilhéus (BA). Para a ministra, o modelo deveria dar atenção especial à hidrovia Tocantins-Araguaia. "Com o fortalecimento do Arco Norte, vamos aliviar o atual congestionamento nos portos, hidrovias e ferrovias do Sul e Sudeste. Isso onera o produto, não é bom para o País", disse.

Na hidrovia Tocantins, que tem 1,5 mil quilômetros, a ministra acredita que o potencial poderá ser maior com a construção de eclusas, uma em Estreito, uma em Lajeado, uma em Marabá e uma em Serra Quebrada. O derrocamento do Pedral de Lourenço, no Pará, também melhoraria consideravelmente a navegação.

Pontos moeda