Economia

Redução de R$ 3 bi nas receitas de juros não abalará sistema, diz Serra

Redação Folha Vitória

Brasília - A nota enviada anteriormente tinha uma incorreção. No título e último parágrafo, o senador José Serra (PSDB-SP) referia-se às receitas de juros da União, e não às parcelas da dívida dos Estados. Seguem o texto e títulos corrigidos.

O senador José Serra (PSDB-SP) criticou nesta terça-feira, 31, a intenção já declarada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, de aproximar a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) e a Selic. "Não vai dinamizar a infraestrutura com taxa Selic, pode tirar o cavalinho da chuva", afirmou. "O elemento-chave para PPPs e concessões chama-se taxa de juros. Além de se livrar daqueles pensamentos ideológicos e bobos de que pode-se controlar taxa de lucro até o final", acrescentou.

Em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Serra defendeu ainda que o ajuste fiscal seja feito em paralelo a "vetores de crescimento", como investimentos em petróleo, infraestrutura e melhorias no comércio exterior.

O senador disse ainda que foi um mau sinal o governo recuar na regulamentação do indexador das dívidas de Estados e municípios e que não haverá um descalabro nas contas públicas por causa da mudança. Na avaliação de Serra, a redução de R$ 3 bilhões nas receitas de juros da União não vai abalar sistema.

Pontos moeda