Economia

Quase 30% dos inadimplentes brasileiros contraíram dívidas por outros

O levantamento, realizado em fevereiro em todas as capitais, mostrou que a maioria dos endividados, 74%, emprestou o cartão de crédito para um terceiro fazer compras

Pesquisa mostra que a maioria dos endividados que emprestaram o nome a terceiros fizeram dívidas no cartão Foto: ​TV Vitória

Uma pesquisa inédita do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revelou um dado relevante sobre a inadimplência no Brasil: quase um terço dos endividados ficou com o nome sujo por dívidas que não eram suas. De acordo com o estudo, 15 milhões dos 54 milhões de inadimplentes brasileiros estão nessa situação. 

O levantamento, realizado em fevereiro em todas as capitais, mostrou que a maioria, 74%, emprestou o cartão de crédito para um terceiro fazer compras. Essas pessoas tiveram que pagar, em média, R$ 2,16 mil para quitar as dívidas. As mulheres são as que mais fazem esse tipo de operação.

Mesmo com a decepção de ter levado um calote e estar com o nome sujo na praça, a pesquisa aponta que a maioria dos inadimplentes decidiu arcar com o prejuízo - 87% dos que limparam o nome disseram que pagar a dívida era o melhor a ser feito.

O economista capixaba Antônio Marcus Machado recomenda cuidado ao emprestar o nome a alguém “As pessoas devem checar se a outra tem condições de honrar o pagamento e até se ela própria consegue honrar o compromisso caso a que pediu o empréstimo dê calote”. O especialista ressaltou também que jamais se deve emprestar cheques, já que é um documento que pode ser protestado e compromete a vida da pessoa judicialmente.

Pontos moeda