Economia

Alvo de operação da PF, Wagner Canhedo é preso por porte ilegal de armas

Redação Folha Vitória

Brasília - A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira, 22, o empresário Wagner Canhedo, ex-dono da Vasp, por porte ilegal de armas. A prisão ocorreu durante a realização da Operação Patriota deflagrada na manhã de hoje, que teve como objetivo de apurar um esquema de fraude à execução fiscal, lavagem de capitais, formação de quadrilha e falsidade ideológica de um grupo empresarial comandado por Canhedo.

Os agentes federais cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do empresário em Brasília. No local foram encontradas três armas, duas com documentação vencida e uma sem documentação, o que ocasionou na prisão, em flagrante, do empresário. Segundo integrantes da PF, Canhedo poderá deixar a prisão mediante pagamento de fiança no valor de R$ 38 mil.

Na operação também foram cumpridos um total de 29 mandados judiciais, sendo 18 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva.

As investigações, iniciadas em meados de 2014, revelam que os gestores do grupo empresarial comandado por Canhedo constituíam empresas de fachada, em nome de "testas de ferro", o que possibilitava movimentar livremente os recursos que deveriam saldar suas dívidas, dentre as quais as tributárias, que somam aproximadamente R$ 875 milhões.

O nome da operação faz referência a um dos negócios do grupo empresarial investigado, um hotel em Brasília.

Pontos moeda