Economia

ANP autoriza produção antecipada da Petrobras na área de Entorno de Iara

Redação Folha Vitória

Rio - A Petrobras recebeu aval da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para iniciar produção antecipada da área de Entorno de Iara, no pré-sal da Bacia de Santos. É a segunda área do contrato de Cessão Onerosa a ter autorização para produção em larga escala - em março, a agência reguladora já havia autorizado a produção da área de Búzios, também em Santos. A autorização é válida para produção por 180 dias, com limitação do volume de produção.

A autorização foi concedida pela diretoria da ANP no último mês, mas só foi publicada nesta sexta-feira, 15. A operação do Sistema de Produção Antecipada (SPA) deverá ser feita no poço 3-BRSA-1172-RJS, denominado internamente de Entorno de Iara 2. A estatal deverá limitar a queima de gás a 500 mil metros cúbicos por dia, segundo a decisão do colegiado da agência reguladora. Essa determinação limita também o volume de produção, que deverá ficar em 15 mil barris por dia.

A perfuração do poço, no período exploratório, foi concluída em março de 2014. De acordo com a estatal, a perfuração foi feita a 225 quilômetros da costa do Rio e indicou reservatórios de "excelente qualidade" a mais de 5 mil metros de profundidade, abaixo da camada de sal. Também foi constata uma "expressiva coluna" de 526 metros de espessura de óleo de boa qualidade, com 26º API.

A estatal poderá produzir por seis meses, o suficiente para aprofundar o conhecimento sobre a área e planejar o sistema de produção definitivo, previsto para em 2018 com a unidade P-73, atualmente em fase de conversão. Antes, em 2016, a companhia prevê a operação da P-74, para o campo de Búzios, também pelo contrato de Cessão Onerosa. Atualmente, a produção antecipada de Búzios está sendo feita com o navio plataforma Dynamic Producer com produção média limitada a 15 mil barris de óleo por dia.

Pontos moeda