Economia

Boa Vista: movimento do comércio varejista cai 1,2% em abril ante março

Redação Folha Vitória

São Paulo - O movimento do comércio varejista caiu 1,2% em abril ante março, segundo dados sazonalmente ajustados, informou a Boa Vista SCPC. Na comparação com abril do ano passado houve alta de 0,5%. Na variação acumulada em 12 meses, a alta é de 1,4%, uma desaceleração de 0,5 ponto porcentual em relação ao acumulado até o mês anterior. Na comparação em 12 meses, essa é a menor taxa desde o início da atual série histórica, iniciada em abril de 2012.

Segundo os analistas da Boa Vista, o indicador continua apresentando desaceleração em sua tendência de longo prazo, fato observado desde meados do segundo semestre do ano passado. "Para 2015, fatores macroeconômicos como elevação de juros, piora do mercado de trabalho, aumento de tributos e inflação em patamar elevado deverão afetar mais intensamente a confiança e o poder de compra do consumidor", diz a empresa. A previsão é que as vendas no varejo terminem o ano com crescimento de apenas 0,5%.

Dentre os principais setores que compõem o índice, "Móveis e Eletrodomésticos" apresentou queda de 3,6% entre março e abril, descontados os efeitos sazonais. A variação acumulada em 12 meses foi +1,9%. A categoria "Tecidos, Vestuários e Calçados" caiu 1,3% na margem, mas sobe 2,7% em 12 meses. Em "Supermercados, Alimentos e Bebidas" há queda de 2,0% e elevação de 1,5%, respectivamente. Já no segmento de "Combustíveis e Lubrificantes" os resultados foram de +2,2% em março e +2,4%. E em "Outros artigos de varejo": +10,0% e -4,0%.

Pontos moeda