Economia

Chocolates, maquiagens... Tem de tudo em site que oferece amostras grátis de várias marcas

Para participar, basta acessar o endereço eletrônico, se cadastar e aguardar para ser convidado para testar os produtos. A empresa garante que o usuário não precisa pagar nada

Já pensou em receber produtos de beleza, comidas, entre outros produtos de forma totalmente gratuita em casa? Pode parecer estranho, mas isso é o que prometem alguns site da internet.

Os provadores são colaboradores das empresas responsáveis por atestar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela companhia. O trabalho parece ser fácil, mas os profissionais são verdadeiros especialistas nas respectivas áreas.

Balas, chocolates, maquiagens e cursos são algumas opções para testes gratuitos Fotos: Divulgação/Internet

Mas algumas empresas brasileiras estão apostando em um feedback "menos profissional", mas, até, mais importante: o feedback do público. O doutor em Administração de Empresas e coordenador de MBA da Fucape, Emerson Mainardes, explica que o feedback dos clientes, que se expressam pelas redes sociais, por exemplo, têm recebido grande atenção das companhias.

"A rede social é um mecanismo de contato global, que pode repercutir positiva ou negativamente sobre uma marca. Como a empresa não controla o conteúdo, ela está sujeita a tudo, elogios e críticas. Como normalmente as pessoas tendem a dar mais atenção a críticas, qualquer situação mal resolvida com os clientes pode gerar uma imagem negativa global da empresa. O acompanhamento em tempo real pode precaver as empresas de potenciais problemas, muitas vezes por erros de comunicação", afirma o economista.

Mainardes explica que as empresas estão pensando, cada vez mais, na imagem representada pelos próprios consumidores, na internet. "Já não é difícil encontrar empresas que reconhecem o valor da comunicação virtual pelos seus clientes. Saber o que está sendo dito a respeito da empresa no ambiente online pode nortear as ações de marketing da empresa. A imagem de uma empresa na atualidade está muito associada à percepção que as pessoas registram nos ambientes virtuais, em especial, nas redes sociais", completa.

Alguns sites, como o Clube dos Tetadores, cadastra clientes para testar e comentar nas redes, vários produtos e serviços. E o catálogo é grande, vai desde produtos alimentícios, como chocolate, até testes oferecidos por cursos de inglês.

De acordo com instruções disponíveis no próprio portal, para participar, basta acessar o endereço eletrônico, se cadastrar e aguardar para ser convidado para testar os produtos. A empresa garante que para participar, o usuário não precisa pagar nada, o que o site pede é um feedback do produto testado.

Passo a passo:

1) Você se cadastra no site e passa a ter direito de se inscrever em qualquer um dos testes promovidos. Tudo é 100% gratuito e sem compromisso, você só se inscreve nos testes que te interessarem.

2) A cada semana 50 testadores são selecionados para participar de cada teste. Cada testador receberá no endereço fornecido no momento da inscrição uma unidade ou uma amostra grátis do produto a ser testado ou, no caso de um serviço, as instruções de como testá-lo gratuitamente durante um determinado período de tempo. O custo do produto e do envio são pagos pelo site.

3) Se você foi um dos testadores selecionados, teste o produto em questão da maneira que quiser. O site pede que você compartilhe com a sua opinião.

Fonte: Clube dos Testadores

Pontos moeda