Economia

Exportações para principais blocos econômicos caem no 1º quadrimestre

Redação Folha Vitória

Brasília - As vendas de produtos brasileiros para o exterior apresentaram queda para todos os principais blocos econômicos no primeiro quadrimestre. O recuo foi mais acentuado para a Ásia (23,8%), principalmente por conta da queda de 31,6% nas vendas para a China. De acordo com o diretor de Estatística e Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Herlon Brandão, o resultado para o país asiático foi influenciado principalmente pela queda no preço do minério de ferro e das vendas de soja em grão.

Até abril, a balança comercial com a China é deficitária em R$ 2,527 bilhões. "Com a China, tradicionalmente o Brasil é superavitário, mas tem déficits sazonais nos primeiros meses do ano. A tendência é ter superávit ao longo dos próximos meses do ano, quando a soja entrar de maneira mais significativa", espera Brandão.

Para o Mercosul, houve redução de 15,1% nas exportações, resultado de vendas menores para a Argentina (-15,6%), principalmente de automóveis e autopeças e veículos de carga.

Houve ainda uma redução de 14,2% no montante vendido para a União Europeia, que decorre da menor demanda por farelo de soja e minério de ferro.

Já as exportações para os Estados Unidos apresentaram redução de 5,7%, abaixo do patamar geral, que foi de queda de 16,4%. Segundo Brandão, houve redução nas vendas do petróleo bruto para o país, mas houve aumento em produtos como café e carne industrializada. "O crescimento dos Estados Unidos tem influenciado o desempenho dos produtos manufaturados para lá", completou.

Também houve queda nas importações brasileiras dos principais blocos econômicos. Da Ásia, a retração foi de 9,4% (-4% da China), da União Europeia de -17,5%, da América Latina de -17,3%, do Mercosul de -20,2% e dos Estados Unidos de -17,5%.

Pontos moeda