Economia

Grécia pagará FMI em 5 de junho porque haverá acordo até lá, diz ministro

Redação Folha Vitória

- A Grécia vai fazer o próximo pagamento devido ao Fundo Monetário Internacional (FMI), no dia 5 de junho, porque o país terá chegado a um acordo com os credores internacionais, afirmou o ministro de Finanças grego, Yannis Varoufakis, em entrevista ao programa Richard Quest, da CNN.

"Eu sou cronicamente otimista", disse Varoufakis em resposta a uma pergunta sobre o empréstimo que vence no próximo mês. O otimismo não escondeu, porém, a pressão que a Grécia continua tentando exercer sobre os credores internacionais: "Devo dizer que vamos fazer o pagamento porque não tenho dúvidas de que teremos um acordo até lá com as instituições e os parceiros da Europa, do FMI e outros", acrescentou.

Perguntado se o comentário feito no fim de semana pelo ministro do Interior grego, Nikos Voutsis, havia sido negativo por aumentar as preocupações com a situação financeira do país, Varoufakis defendeu o colega. "Voutsis disse o que eu já falei algumas vezes. Todos sabem que a Grécia não pode continuar fazendo grandes pagamentos para o FMI sem um acordo", declarou.

A Grécia tem de pagar ao FMI 300 milhões de euros (US$ 329 milhões) no dia 5 de junho e um total de US$ 1,6 bilhão de euros em dívidas que vencem entre 5 e 19 de junho.

Pontos moeda