Economia

Receita bruta nominal de serviços sobe 6,1% em março, aponta IBGE

Redação Folha Vitória

Rio - A receita bruta nominal do setor de serviços subiu 6,1% em março deste ano ante igual mês de 2014, informou nesta quarta-feira, 20, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se do maior resultado desde setembro de 2014, quando o avanço sobre igual mês do ano anterior foi de 6,4%.

Em fevereiro de 2015, o crescimento da receita nominal havia sido o menor da série, iniciada em janeiro de 2012. A alta foi de 0,9% ante fevereiro do ano passado, conforme dado revisado hoje (0,8% na leitura inicial).

Com o dado de hoje, a receita bruta do setor acumulou alta de 2,9% no primeiro trimestre deste ano ante igual período de 2014, além de avanço de 4,6% em 12 meses até março.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foi inaugurada em agosto de 2013, com série histórica desde janeiro de 2012. A pesquisa produz índices nominais de receita bruta, desagregados por atividades e com detalhes para alguns Estados, divididos em quatro tipos principais: o índice do mês frente a igual mês do ano anterior; o índice acumulado no ano; o índice acumulado em 12 meses; e o índice base fixa, comparados à média mensal obtida em 2011.

Ainda não há divulgação de dados com ajuste sazonal (mês contra mês imediatamente anterior), pois, segundo o IBGE, a dessazonalização requer a existência de uma série histórica de aproximadamente quatro anos.

Pontos moeda