Economia

Confiança do empresário do comércio recua 0,2% em maio, aponta CNC

Redação Folha Vitória

Rio de Janeiro - O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) recuou 0,2% em maio ante abril, já descontados os efeitos sazonais, informou nesta segunda-feira, 8, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Essa foi a menor queda mensal do indicador desde setembro do ano passado, segundo a entidade. Em relação a maio de 2014, o tombo no Icec foi de 24,8%.

"A expectativa da CNC aponta para uma ligeira recuperação do setor no segundo semestre, uma vez confirmada a perspectiva de arrefecimento da inflação anualizada nos próximos meses. Entretanto, essa melhora não deverá ser suficiente para livrar o setor do seu pior resultado de vendas em 12 anos", diz o comunicado divulgado pela CNC.

A expectativa de um quadro um pouco melhor no segundo semestre se baseia no comportamento do subíndice relativo às expectativas, que registrou resultado mensal positivo, com alta 1,0%. Ainda assim, o subíndice de avaliação das condições correntes ainda apresenta deterioração (-3,4%), bem como as intenções de investimentos (-2,9%).

Pontos moeda