Economia

Confiança do setor de Serviços cai 1,6% em maio ante abril, diz FGV

Redação Folha Vitória

Rio - O Índice de Confiança de Serviços (ICS) recuou 1,6% na passagem de abril para maio, na série com ajuste sazonal, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o ICS saiu de 85,9 pontos para 84,5 pontos no período, o segundo menor nível da série, iniciada em junho de 2008. Em abril, o índice havia registrado o primeiro resultado positivo de 2015, com avanço de 4,2% em relação ao mês imediatamente anterior. Com o resultado anunciado nesta segunda-feira, 01, a média histórica do ICS atingiu 119,4 pontos.

"A elevação da confiança em abril, a primeira do ano, não se sustentou em maio em decorrência da percepção das empresas sobre as condições correntes do setor. As avaliações sobre o momento atual chegaram a um novo mínimo histórico. Assim, ampliam-se os sinais de um segundo trimestre ainda mais fraco que o anterior. Por outro lado, a melhora das expectativas, pelo segundo mês consecutivo, impediu uma redução mais acentuada do índice de confiança e pode estar sinalizando uma redução das incertezas no cenário político", diz o economista Silvio Sales, consultor da FGV, em nota.

Ao todo, sete das 12 atividades investigadas tiveram recuo na confiança na passagem do mês. O resultado foi determinado pela avaliação sobre o momento corrente, que piorou em 11 dos 12 segmentos.

Em maio, o Índice de Situação Atual (ISA-S) teve queda de 6,8%, para 61,6 pontos, após avanço de 0,2% em abril. Já o Índice de Expectativas (IE-S) subiu 1,6%, para 107,4 pontos, após avanço de 7,0% na mesma base de comparação. A coleta de dados para a edição de maio da sondagem foi realizada entre os dias 05 e 27 deste mês.

Pontos moeda