Economia

Depois de 12 anos de paralisação, obra do Aeroporto de Vitória deve sair do papel

Investimentos previstos são de R$ 523,5 milhões, a ser aplicado na construção de novo terminal de passageiros, pátio de aeronaves, pontes de embarque e aumento do estacionamento

Obras ampliarão áreas destinadas ao embarque de passageiros e pontes de embarque, entre outras Foto: Divulgação

Paralisadas desde 2008, depois do Tribunal de Contas da União questionar os valores empenhados na construção, as obras do Aeroporto Eurico Aguiar Salles deverão ser retomadas. A ordem de serviço será assinada no hangar da BR Aviation, nesta quinta-feira (25), às 10 horas, pelo ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale.

Os investimentos previstos para a retomada das obras são de R$ 523,5 milhões, que será aplicado na construção de um novo terminal de passageiros, pátio de aeronaves, pontes de embarque e aumento do estacionamento para veículos. O novo terminal de passageiros deverá atender 6,5 milhões de passageiros. 

Além do ministro e do presidente da autarquia, também participam da assinatura da ordem de serviço o governador Paulo Hartung (PMDB), o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), e a senadora Rose de Freitas (PMDB), líder da bancada capixaba que articulou a garantia das obras do aeroporto. O vice-presidente da República, Michel Temer, que era aguardado na cerimônia, cancelou sua vinda e justificou que tem um compromisso inadiável em Brasília.

“Ao longo dos últimos 12 anos, muitas vezes as pessoas não acreditaram que o novo aeroporto se tornaria realidade. Mas nós mantivemos a esperança e hoje temos o início das obras e uma conquista para o Espírito Santo. Na presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, vou ainda trabalhar para que esse aeroporto comece e termine no prazo estimado”, afirmou Rose. 

A previsão é de que as obras se prolonguem por 28 meses. A senadora Rose de Freitas acredita que o novo aeroporto irá favorecer o avanço da infraestrutura local e incentivar o desenvolvimento econômico do Espírito Santo, principalmente os setores hoteleiro e comercial.

“Nós teremos a oportunidade de atrair várias empresas e de criar novos empregos”, assinalou Rose de Freitas.

Pousos e Instrumentos

O sistema de pouso por instrumentos, conhecido como ILS (sigla em inglês para Instrument Landing System), do aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória (ES), voltou a ter o seu funcionamento normalizado nesta segunda-feira (22/06). O equipamento estava sem operar desde de dezembro de 2014 devido à interferências eletromagnéticas que estavam prejudicando a qualidade de seu sinal.

Segundo o coordenador-geral de Gestão da Navegação Aérea Civil da Secretaria de Aviação Civil, Max Carvalho Dias, o sistema permite maior precisão ao piloto e torre no procedimento de pouso por instrumento das aeronaves, principalmente em dias de mau tempo.

“Com o ILS do Aeroporto de Vitória em funcionamento é possível reduzir em até 75% o tempo de suspensão das operações em condições meteorológicas adversas”, relata o coordenador-geral. Ele acrescenta que o sistema funciona em outros 35 aeroportos brasileiros e está presente em praticamente todas as capitais.

HISTÓRICO

A operação do ILS no aeroporto teve início em agosto de 2014 com uma alta expectativa em relação à redução de horas de fechamento do aeroporto sob condições meteorológicas desfavoráveis. Em dezembro do mesmo ano, o equipamento foi retirado de funcionamento devido à interferências eletromagnéticas.

Por esse motivo, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Comando da Aeronáutica (Comaer) foram acionados para verificar a origem daquela interferência. Após seis meses e o fechamento de algumas fontes de emissão não autorizadas pela agência reguladora, o sinal do ILS se normalizou e o equipamento pôde ser disponibilizado à aviação.

Pontos moeda