Economia

Desafio será convencer investidor estrangeiro sobre atratividade das concessões

Redação Folha Vitória

Brasília - Após a divulgação do Programa de Investimento em Logística (PIL), o próximo desafio do Ministério da Fazenda é convencer o investidor estrangeiro e mostrar atratividade das concessões anunciadas nesta terça-feira, 9, pela presidente Dilma Rousseff. Fontes da Fazenda ouvidas pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, dizem que o ministro Joaquim Levy está empenhado nessa tarefa e que tem enfatizado a necessidade da presença do capital internacional nesses projetos. Levy também tem afirmado que o Brasil apresenta estabilidade econômica e comprometimento macroeconômico, o que garante segurança de longo prazo.

De acordo com a fonte, os investidores estrangeiros têm solicitado ao governo projetos "bancáveis", que garantam rentabilidade atraente. Investidores também têm afirmado que o mercado possui excesso de liquidez e recursos disponíveis para aplicação nos projetos. Outro ponto que os investidores questionam são os riscos regulatórios do País. O ministro da Fazenda também está envolvido nesta questão.

Durante o anúncio do pacote, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, ressaltou a importância do investimento privado para o sucesso do plano. "O governo tem de viabilizar o investimento e atrair o setor privado", afirmou o ministro durante apresentação no Palácio do Planalto.

Sobre a atratividade do projeto e a possibilidade de falta de recursos, Levy afirmou que "o governo vai mitigar riscos da participação do setor de seguro e isso reflete o nível de sofisticação que a nossa economia já tem". O ministro reafirmou que não faltará dinheiro para investimentos no setor. "Não vai faltar dinheiro e não adianta querer apostar que não vai dar certo", ressaltou.

Pontos moeda