Economia

Empresário mineiro domina mercado de carros no ES e ensina receita para enfrentar atual momento econômico

O empresário mineiro "Marral" atua há três anos no Espírito Santo. Dono de uma rede de concessionários de automóveis na Grande Vitória, o empresário conversou com o Folha Vitória

Marral, como gosta de ser chamado, atua no ramo de carros há 25 anos Foto: Divulgação

Aos 14 anos, o mineiro Maxwell Lage sabia que tinha pela frente um mundo a conquistar. Entre o sonho de menino e a vontade de fazer a diferença, existia algo em comum: a paixão pelos carros. Logo cedo, “Marral”, como gosta de ser chamado, conquistou o primeiro veículo e, junto com ele, uma profissão: corretor de automóveis.

Com as vendas fixadas nas ruas, o menino ganhou experiência, idade e credibilidade. Ao completar “1.8”, Marral deu uma "turbinada" na carreira e conseguiu ter o primeiro CNPJ, que 25 anos depois, faz questão de afirmar: “Ainda é o mesmo”. Hoje, aos 43 anos de idade, o mineiro de Governador Valadares é um homem de sucesso.

As vendas nas ruas foram substituídas por concessionárias. Ele deixou a terra natal e há três anos, o mineiro tem diversas agências de veículos em Vila Velha e Vitória.

Mesmo com o atual momento econômico - cujas vendas vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus registraram queda 3% em todo o país, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) - o empresário se mostra confiante. 

Pelo Espírito Santo, "Marral" é todo amor: “Esse lugar é maravilhoso”, diz. O segredo para ser tão bem sucedido o empresário tem de cor e faz dele o seu “manual de instrução”: nunca desistir! Veja trechos da conversa com o Folha Vitória:

Folha Vitória: Qual o segredo para tanto sucesso?

Marral Lage: Acho que o sucesso é fruto da dedicação e do certo. As tentações são enormes, o tempo todo. Mas fazer o que é correto é o diferencial. Você precisa ser honesto, principalmente quanto o assunto é vendas. Você não pode vender aquilo que não combina com a pessoa. Além disso, é preciso trabalhar muito, acordar cedo é fundamental.

Folha Vitória: De onde vem essa paixão por carros?

Marral Lage: Desde muito cedo. Comecei a trabalhar cedo e consegui comprar o meu primeiro carro. Hoje eu tenho 43 anos, quando comprei meu primeiro carro e me tornei corretor de automóveis tinha apenas 14 anos.

Folha Vitória: Na sua opinião, o que é fundamental para ser bem sucedido?

Marral Lage: Muita fé, dedicação e comprometimento. E claro, o trabalho. Esses itens são indispensáveis para vencer. É importante também não desistir. Todo mundo sabe que a vida sempre vai apresentar momentos difíceis. O importante é não perder o foco.

Folha Vitória: Há três anos o senhor atua no ramo de automóveis no Espírito Santo. Como o senhor avalia o mercado capixaba?

Marral Lage: O mercado do Espírito Santo é aquecido. O estado é relativamente pequeno, mas analisando do ponto de vista comercial, é fácil para lidar.

Folha Vitória: O Brasil vive atualmente uma fase de crise na economia nacional. Qual é a estratégia para superar esse momento?

Marral Lage: O momento atual é realmente muito difícil. É preciso se reinventar. Os volumes nas vendas caíram, e isso nos obriga a uma readaptação para essa nova realidade. Infelizmente essa crise veio para ficar, não acredito que mude ainda este ano. Então as empresas precisam adaptar seus custos e processos.

Folha Vitória: Como o senhor planeja sua carreira? 

Marral Lage: Me planejo é para dez anos. Gosto de planejar. A minha vinda para o Espírito Santo, por exemplo, foi planejada por cinco anos. Estudei o mercado, o povo capixaba, local para morar com a minha família. Tenho a missão de crescer ainda mais. 

Pontos moeda