Economia

Grécia renova pedido de extensão de curto prazo da ajuda

Tsipras disse que a decisão do Banco Central Europeu de manter o financiamento de emergência para os credores gregos inalterado forçou a autoridade a recomendar que os bancos não abrissem

Redação Folha Vitória
o sábado, os ministros das Finanças da zona do euro rejeitaram o pedido da Grécia Foto: Reprodução

Atenas - O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, disse neste domingo que renovou o pedido de uma extensão de curto prazo do programa de socorro, para que o país ganhe tempo até o referendo que será realizado na semana que vem.

Em comentários na televisão, Tsipras disse que a decisão do Banco Central Europeu de manter o financiamento de emergência para os credores gregos inalterado forçou a autoridade monetária grega a recomendar que os bancos não abrissem e colocassem em prática controles de capital.

"Enviei um pedido de extensão curta. Desta vez, para os líderes dos países da zona euro e os dirigentes do BCE, a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu", disse Tsipras.

"Aguardo a resposta imediata deles a um pedido básico da democracia. Eles são os únicos que, o mais cedo possível, talvez até mesmo hoje à noite, podem reverter a decisão da zona do euro", disse ele.

No sábado, os ministros das Finanças da zona do euro rejeitaram o pedido da Grécia para uma extensão do resgate de 245 bilhões de euros (US$ 273 bilhões). Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda