Economia

Impostômetro instalado no Espírito Santo registra R$ 1 trilhão arrecadados

Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o brasileiro trabalhou até o dia 31 de maio apenas para pagar impostos, o equivalente a 41% dos salários

O  Impostômetro fica instalado em Vitória Foto: Divulgação

O Impostômetro instalado na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), que marca o total de impostos pagos no ano, alcançou por volta das 12h30 desta segunda-feira (29), a marca de 1 trilhão de reais.

O número mostra em tempo real o valor pago pelos brasileiros em impostos federais, estaduais e municipais desde 1º de janeiro deste ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o brasileiro trabalhou até o dia 31 de maio apenas para pagar impostos, o equivalente a 41% dos salários. 

Para a professora e doutora em economia Arilda Teixeira, a carga tributária pode ser considerada alta. “Esse número é absoluto. Esse número é expressivo se comparamos aos países emergentes, e baixo, se compararmos aos países desenvolvidos. Precisamos saber como o governo gasta esse dinheiro. O que vemos é um gasto alto e mal feito. Educação, segurança púbica e saúde são áreas com péssima qualidade. Por essa razão, a nossa carga tributária pode ser considerada alta”, explicou. 

O Impostômetro foi criado em 2005 pela Associação Comercial de São Paulo e pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, e foi instalado no Espírito Santo em maio deste ano.

Pontos moeda