Economia

Lojas fechadas e comerciantes no prejuízo com obras da Leitão da Silva em Vitória

Lojistas estimam que vendas caíram pela metade desde o início da reforma, em março de 2014; mais de dez estabelecimentos fecharam ou foram transferidos do local

Obras na via durarão até o final de 2016, afirma diretor-geral do DER/ES  Foto: TV Vitória

Desde o ano passado, os comerciantes de uma das regiões mais prósperas da capital Vitória estão sentindo com a perda nas vendas causada por obras na rua. Iniciada em março de 2014, a reformulação da Avenida Leitão da Silva prevê a ampliação da via com mais duas pistas, uma em cada sentido, a criação de ciclovia, calçadas reformadas e com acessibilidade e a reforma do subterrâneo, com melhor captação e escoamento das águas da chuva.

Mas, segundo as declarações dos empresários, a reforma tem prejudicado o comércio na região. Os lojistas estimam que as vendas caíram em 50% desde o início das obras que, além de prejudicar o tráfego dos clientes na Avenida, impede o funcionamento adequado de limpeza urbana no local. A coleta de lixo e a sinalização também vêm causando transtornos.

De acordo com o vereador Devanir Ferreira, que na tarde da última terça-feira (16) visitou o local, o caos está instaurado na via. “Precisamos que sejam tomadas medidas urgentes na região, senão, quando acabarem as obras, o comércio terá também acabado”, afirmou o vereador. “Das 74 lojas presentes na Avenida Leitão da Silva, 13 se mudaram ou faliram”, completou. Na próxima segunda-feira, às 18 horas, haverá uma audiência pública para discutir o problema. O encontro acontece na sede da Fecomércio, na Capital. 

O presidente da Associação das Empresas da Avenida Leitão da Silva, Wellington Gonçalves dos Santos, destacou que o desvio do trânsito divulgado por faixas com a inscrição “Evite a Leitão da Silva”, espalhadas no município no início das obras, na via pode ter contribuído também para a queda nas vendas. “O cliente pode ter certeza que terá livre acesso às lojas da Avenida”, ratificou Wellington.

O Departamento de Estradas e Rodagem do Espírito Santo (DER-ES) é o atual responsável por acompanhar as obras. Segundo o diretor-geral do órgão, Halpher Luiggi, a conclusão das obras está prevista para dezembro de 2016. O diretor salientou que está em contato com os comerciantes locais e que os problemas relacionados à limpeza urbana e à sinalização do local estão sendo sanados. “No domingo passado realizamos um mutirão para limpar a via e melhorar placas e cavaletes de trânsito. Iremos implementar, ainda, a sinalização noturna. Tudo para melhorar o acesso à Avenida”, informou. 

Pontos moeda