Economia

Fitch: com venda fraca, varejo precisa de ajustes para evitar piora em ratings

Redação Folha Vitória

São Paulo - As companhias de varejo no Brasil precisam realizar ajustes nas operações para evitar deterioração em suas métricas de crédito e piora nos ratings, avaliou a agência de classificação de risco Fitch Ratings. Em comentário, a Fitch afirma que alguns varejistas já têm tomado passos para ajustar suas operações ao momento de vendas mais fracas.

Desaceleração na abertura de novas lojas e reposicionamentos de marca são apontados pela Fitch como movimentos que têm ocorrido no Brasil como forma de as varejistas "encolherem suas operações de acordo com a demanda mais fraca". "A Fitch acredita que as varejistas classificadas pela agência precisam fazer os ajustes necessários em suas operações, a fim de evitar a deterioração ainda maior de seus indicadores de crédito e, possivelmente, impactos negativos nos ratings", diz.

A agência cita ainda o fechamento de vagas de emprego e menciona um número de 4,2 mil demissões no varejo em semanas, citando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Nas últimas semanas, estas empresas demitiram aproximadamente 4,2 mil funcionários, sinalizando que um ajuste em suas estruturas operacionais é necessário para suportar o já esperado baixo ritmo de vendas ao longo do segundo semestre".

Em todo o comércio varejista, os desligamentos superaram as admissões em 154,6 mil no acumulado deste ano até maio, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Apenas em maio, o saldo negativo foi de 14,6 mil, pior resultado para o setor desde o início da série histórica em 1992.

A agência pondera que a performance macroeconômica fraca pressiona a geração de caixa das varejistas no País. "O desempenho das vendas 'mesmas lojas' abaixo do esperado, resultante da demanda pressionada e do excesso de liquidações, tem sido observado em todo o setor, impactando a escala de negócios e as margens operacionais das varejistas", diz a Fitch.

Pontos moeda