Economia

Vitória receberá navios da China até o final do ano

A intenção é que os navios tragam as mercadorias diretamente do país oriental para Vitória sem terem que ir para outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

A rota vai beneficiar o Estado na importação, com frete mais barato e entrega mais rápida Foto: Divulgação/Governo

Até o final deste ano, deve entrar em operação uma rota direta com navios vindos do porto da cidade de Zhuhai, na China, para o porto de Vitória. As negociações foram tratadas durante a visita de uma comitiva capixaba ao país oriental, no final de junho.

O protocolo de intenções foi assinado pelo vice-prefeito de Vitória, Waguinho Ito, e o prefeito de Zhuhai, Jiang Ling, sob a mediação da Câmara de Comércio Brasil-China no Espírito Santo.

"Estabelecida essa rota, pequenas e médias empresas terão a possibilidade de exportar seus produtos direto para a China, como pimenta do reino, cachaça, café, mármore e granito, por exemplo. Por outro lado, também chegarão mais rápido e com preços reduzidos ao nosso porto produtos como eletrodomésticos, eletrônicos, motos, bicicletas, geladeiras, celulares e videogames", disse Waguinho Ito.

O diretor-executivo da Câmara de Comércio Brasil-China no Espírito Santo, Carlos Eiras, disse que a rota vai beneficiar o Estado na importação, com frete mais barato e entrega mais rápida de produtos fabricados na China, e na exportação.

A intenção é que os navios tragam as mercadorias diretamente do país oriental para Vitória sem terem que ir para outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Plataforma

"Discutimos ainda a criação de uma plataforma de comércio eletrônico (e- commerce) entre os dois países através de um site de compra e venda nos dois idiomas. Os dois lados terão maior facilidade de comprar produtos com preços mais baixos e a garantia da entrega com rapidez", lembrou Waguinho.

Além de Carlos Eiras e Waguinho Ito, a missão oficial contou com representantes do governo estadual, prefeituras, Companhia Docas do ES (Codesa), entre outros órgãos.

Pontos moeda