Economia

Elevação constante no dólar causa impacto no bolso do capixaba na hora de comprar

O bolso dói na hora de comprar produtos importados, como castanhas, azeites, vinhos, shampoos e a farinha de trigo. A única forma de escapar do repasse é trocar de produto

Dólar comercial subiu 30% em 12 meses e prejudicou compras dos capixabas Foto: Reprodução

O capixaba está sentindo no bolso os impactos causados pela crise econômica brasileira, com o aumento da inflação e consequente perda do poder de compra. Para agravar ainda mais essa situação, a constante elevação do valor do dólar ante o real está elevando ainda mais o preço de parte dos produtos, da higiene pessoal à alimentação.

Com quatro altas consecutivas registradas nesta terça-feira (4), nos últimos 12 meses, a moeda norte-americana teve uma variação de mais de 50%, na modalidade ‘turismo’ – que age sobre as trocas de moedas para viagens internacionais –; já o dólar comercial, usado por grandes empresas na hora de fechar contratos de importação e exportação, subiu cerca de 30%, alta que é sentida pela população principalmente na hora de sair as comprar aqui no supermercado.

Segundo o gerente de câmbio Henrique Ferraço, esse aumento é sentido com mais intensidade aqui no espírito santo do que nos outros estados brasileiros. “Observando os mercados de outros estados, percebemos que a economia do Espírito Santo é mais dependente de empresas que realizam negócios internacionais”, afirmou.

O bolso dói na hora de comprar produtos importados, como castanhas, azeites, frutas cristalizadas, vinhos, shampoos e a farinha de trigo. A única forma de escapar do repasse do valor mais alto do dólar, de acordo com o economista José Márcio de Barros, é trocar de produto. “Se for algo supérfluo, a solução é parar de comprar; mas se fizer questão, o consumidor deve comprar um produto semelhante, de qualidade inferior”, sentenciou.

Pontos moeda