Economia

Está aberta a Feira Internacional do Mármore e Granito de Cachoeiro de Itapemirim

A abertura foi marcada pela tradicional passagem da chave do sindicato do setor de rochas para o novo presidente Tales Machado

A cerimônia de abertura contou com a presença do governador Paulo Hartung, além das maiores autoridades do setor de rochas do Estado Foto: Lenilce Pontini

Começou nesta terça-feira (25) e vai até sexta-feira a Cachoeiro Stone Fair 2015. O evento reúne no Parque de Exposições da cidade as diversas categorias da cadeia produtiva do segmento de rochas ornamentais, como: os setores de pedras, beneficiamento, extração, insumos, entidades, instituições empresarias e financeiras e, especialmente, equipamentos e maquinários.

A ocasião foi simbolizada com a passagem da chave do Sindirochas ao novo presidente Foto: Lenilce Pontini

Durante a abertura, tomou posse o novo Conselho Administrativo do Sindirochas, para o triênio 2015/2018, composto por 23 empresários do segmento. A ocasião foi simbolizada com a passagem da chave do Sindicato pelo então presidente, Samuel Mendonça, para o novo presidente Tales Machado.

Tales Machado dedicou o início de seu discurso a uma homenagem ao saudoso empresário José Affonso Coelho, pai do ex-deputado estadual Glauber Coelho, que faleceu no ano passado, mas deixou sua história no setor de rochas como empresário do meio, pela construção do Centro de Tecnologia do Mármore e Granito (Cetemag) e enquanto presidente do Sindirochas, Findes e do próprio Cetemag.

Para o governador Paulo Hartung, que declarou a feira oficialmente aberta, é um evento de uma força que move não só a economia do Estado, mas do Brasil e do mundo, movimentando todo o meio empresarial do setor de rochas. “É um evento que representa o ponto de partida para a organização da feira que acontece posteriormente em Vitória. Daqui saem todas as tecnologias de ponta, inovações e todos os lançamentos de máquinas. A importância da Cachoeiro Stone Fair é imensurável”, declarou.

São esperados para os quatro dias da feira visitantes de mais de 700 cidades brasileiras. Boa parte desses profissionais é de marmoristas interessados em agregar mais qualidade aos seus produtos, melhorar suas unidades industriais, além de agilizar e dinamizar a produção, uma tendência que se consolidou na feira.

“Essa é uma das contribuições da Cachoeiro Stone Fair para o desenvolvimento e fortalecimento do setor, que cada vez mais investe em tecnologia e qualificação, aumentando a sua competitividade”, avalia Cecília Milanez, diretora da Milanez & Milaneze, empresa organizadora do evento.

A feira conta com 220 expositores de todo o mundo Foto: Lenilce Pontini

Além das esperadas negociações nos estandes, os participantes também farão visitas às empresas da região e terão a oportunidade de conhecer um pouco mais do maior polo processador de rochas do país. Durante a Cachoeiro Stone Fair 2015 também acontecerão encontros entre os representantes das entidades, órgãos do setor e empresários para discutir temas relevantes e demandas do segmento.

Pontos moeda