Economia

Hora de preparar o bolso! Energia elétrica fica mais cara no Espírito Santo a partir desta sexta-feira

Para as indústrias, consumidores de alta tensão, o aumento será em média de 1,68%. Já na conta de energia das residência, consumidores de baixa tensão, o valor deve acrescer cerca de 2,29%

A Escelsa leva energia elétrica a cerca de 1,4 milhão de clientes em 70 municípios do Estado Foto: ​Divulgação

A conta de energia dos capixabas vai aumentar ainda mais. Depois do reajuste de 20,8%, em abril deste ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na última terça-feira (04), um reajuste médio de 2,04% nas tarifas da Escelsa. A  nova taxa passa valer a partir de hoje (07).

Para as indústrias, consumidores de alta tensão, o aumento será em média de 1,68%. Já na conta de energia das residência, consumidores de baixa tensão, o valor deve acrescer cerca de 2,29%.

O vice-presidente da Findes e diretor para Assuntos de Fortalecimento Sindical da Findes, Egídio Malanquini, acredita que o aumento pode ser ainda maior. “O acréscimo pode chegar a 3,6%. A situação é preocupante, principalmente neste momento de tantas demissões”, alerta. Malanquini, ressalta que os empresários da indústria não suportam mais reajustes e afirma que o custo terá que ser repassado ao consumidor final, “além disso a indústria perde em competitividade, podendo demitir ainda mais”, acrescenta .

Já o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Materiais Elétricos do Estado (Sindifer), Manoel Pimenta, acredita que este aumento não deve ser de grande impacto ao setor. “Este reajuste não terá tanto impacto, já fomos prejudicados anteriormente com aumento de quase 22%, na época em que tanto se falou em crise hídrica”, concluiu.

A Escelsa leva energia elétrica a cerca de 1,4 milhão de clientes em 70 municípios do Estado.
 

Pontos moeda