Economia

Receita aproveita compras do Dia dos Pais para coibir sonegação no comércio capixaba

A operação vai percorrer estabelecimentos comerciais varejistas em regiões de grande movimentação comercial, como os polos de comércio de rua e shoppings de vários municípios

Entre as ações, estão previstas fiscalizações quanto a emissão de notas fiscais Foto: ​Divulgação

A partir desta terça-feira (4), a Receita Estadual realizará em vários municípios do Estado a Operação Dia dos Pais. O objetivo é intensificar a fiscalização, por meio de orientação aos contribuintes, além de fiscalizar o comércio varejista nos principais polos comerciais do estado.

As ações acontecerão até a próxima quinta-feira (6) nos municípios da Grande Vitória - Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica e Guarapari - , além de cidades do interior como Aracruz, Linhares, São Mateus, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim, quando os auditores darão orientações sobre a importância da regularidade fiscal.

A operação vai percorrer estabelecimentos comerciais varejistas em regiões de grande movimentação comercial, como os polos de comércio de rua e shoppings.

De acordo com o gerente de Fiscalização da Sefaz, Carlos Camisão, a Receita Estadual tem atuado constantemente no combate à sonegação fiscal e à concorrência desleal no comércio varejista.

“O fisco estadual está cada vez mais atuante no combate aos ilícitos tributários. Durante a ação vamos verificar a regularidade das obrigações fiscais destes varejistas, no tocante à emissão de nota fiscal durante as vendas neste período.”

A prioridade da ação é verificar e orientar. Além disso, a fiscalização estará atenta às empresas que realizam suas vendas por meio de cartões de débito e crédito e não emitem a nota fiscal correspondente. Esta irregularidade tem sido detectada pelos auditores fiscais, em auditoria regular nas declarações mensais dos contribuintes e nos registros informados pelas administradoras de cartão de crédito.

Pontos moeda