Economia

Vitória e Guarapari no ranking das principais cidades do país preferidas pelos turistas

A pesquisa mapeou mais de 3,3 mil municípios e os categorizou em classes de A até E, de acordo com o número de empregos, hospedagem, fluxo de turistas domésticos e internacionais

Guarapari fulgurou no nível mais alto quanto ao desempenho turístico Foto: Divulgação/Governo

Um estudo, divulgado nesta terça-feira (25) pelo Ministério do Turismo, classificou Vitória e Guarapari como os dois municípios capixabas que se destacam devido ao alto desempenho econômico relacionado ao turismo.

A pesquisa mapeou o turismo em mais de 3,3 mil municípios brasileiros e os categorizou em classes de A até E, de acordo com o número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais.

A categoria A, que representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem, tem 51 municípios, incluindo as 27 capitais brasileiras. O grupo responde por 47% da estimativa de fluxo turístico doméstico do Brasil e 82% do internacional.

Outras cidades que compõem a Região Metropolitana da Capital, como Serra e Vila Velha, ficaram na classe B, que tem 167 municípios, o equivalente a 5% das cidades categorizadas pelo Ministério do Turismo; já Cariacica está relacionada no grupo C, enquanto Fundão e Viana ocupam a lista D, onde está o maior número de municípios do Estado: 50 dos 78. 

Segundo o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves “a ferramenta oferece elementos para aprimorar a gestão do turismo; ajuda a otimizar a distribuição de recursos e promover o desenvolvimento do setor”. A categorização contempla as 303 regiões turísticas inseridas no Mapa do Turismo Brasileiro.

Fora da Grande Vitória

Com o desenvolvimento da exploração de petróleo nas regiões, os municípios de São Mateus e Anchieta fulguram no segundo nível de classificação do Ministério. As cidades turísticas da Região Serrana do Estado, como Domingos Martins e Santa Teresa, ficaram na categorização C.

Pontos moeda