Economia

Vitória se prepara para voltar a receber 100 mil turistas de cruzeiros

Secretaria Estadual de Turismo está estudando a viabilidade de fazer da Praça do Papa, na Enseada do Suá, o local de desembarque dos passageiros de 30 transatlânticos em 2017

Vitória pode voltar a ser rota de cruzeiros Foto: Divulgação/Prefeitura

Vitória poderá voltar a ser parada para cerca de 100 mil turistas brasileiros e estrangeiros. A Secretaria Estadual de Turismo está estudando a viabilidade de fazer da Praça do Papa, na Enseada do Suá, o local de desembarque dos passageiros de 30 transatlânticos em 2017. Há três anos, a capital capixaba deixou de ser rota de parada para os navios; ano passado, apenas três transatlânticos aportaram.

A mudança de local, segundo o secretário José Sales Filho, contempla questões físicas e estratégicas. “Além de ter um espaço maior para manobrar os navios, a região da Praça do Papa possui uma infraestrutura pronta para o turismo: próximo a shoppings, praias, além do Cais das Artes, que até lá estará concluído”, afirmou. Estudos sobre o comportamento do turista mostram que os participantes de cruzeiros não costumam desembarcar e ir muito longe dos navios.

Além disso, na Enseada do Suá não haverá necessidade da construção de píer para desembarque de passageiros, o traslado poderá ser realizado por barcos, como acontece no município fluminense de Búzios. 

Fomento a economia

De acordo com informações da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), um turista de cruzeiro em terra costuma gastar uma média de R$ 200. Com as paradas previstas pela Secretaria de Turismo do Estado, as visitas trariam à economia um incremento de R$ 20 milhões ao ano. 

Pontos moeda