Economia

Agências do INSS no Espírito Santo ficam lotadas no primeiro dia de atendimento após greve

Ainda não foi definido como será agendado os atendimentos que não foram realizados durante a paralisação. No país, mais 20 milhões de pessoas deixaram de ser atendidas durante a greve

Mais de 30 agência do Estado aderiram à greve Foto: ​TV Vitória

As agências do INSS no Espírito Santo voltaram funcionar nesta segunda-feira (28), após 70 dias de greve. De acordo com a diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Espírito Santo (Sindprev-ES), Willian Aguiar, é grande o movimento nas agências. “Muita gente procurou as agências hoje de manhã em todo Estado. A agência da Avenida Beira Mar, em Vitória, por exemplo, está lotada”, informou.

De acordo com o sindicato os atendimentos que foram agendados estão sendo atendidos normalmente. No entanto, ainda não foi definido como será o atendimento às pessoas que procuraram o órgão durante a greve. “Nós estamos aguardando a assinatura do governo sobre o acordo que foi fechado. Assim que isso acontecer vamos discutir como serão os atendimentos não realizados na greve”, disse o diretor do sindicato.

No Espírito Santo 36 agências tiveram as atividades afetadas durante a paralisação, que começou no dia 15 de julho. De acordo com o sindicato, em todo Brasil, 20 milhões de pessoas deixaram de ser atendidas no período de greve.

Na última sexta-feira (25), os funcionários decidiram, em assembleia, aceitar a proposta do governo e suspender a greve. O acordo prevê 10,8% de reajuste, sendo que uma parte será paga a partir de agosto de 2016 e outra a partir de janeiro de 2017.

Pontos moeda