Economia

Cachoeiro de Itapemirim recebe apresentação do projeto da ferrovia Vitória-Rio

O evento foi solicitado pelo prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione, durante audiência pública sobre a concessão ferroviária, realizada em Brasília

Um público de cerca de 150 pessoas participou do encontro realizado no SestSenat Foto: Lenilce Pontini

Foi realizada, na manhã desta terça-feira (02), em Cachoeiro de Itapemirim, uma apresentação do projeto da ferrovia Vitória-Rio (EF 118). O evento atende a uma solicitação feita pelo prefeito Carlos Casteglione, em audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre a concessão ferroviária, em Brasília, no último dia 28 de julho. 

A nova concessão ferroviária compreenderá o trecho entre os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, como parte integrante da segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL) do governo federal.

Um público de cerca de 150 pessoas participou do encontro, realizado no no auditório do SestSenat, dentre elas o prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione; a subsecretária estadual de Desenvolvimento, Mayhara Chaves; o subsecretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, Delmo Pinho. Prefeitos do Sul do Estado, vereadores, representantes sindicais, empresários e mais interessados no projeto da ferrovia Rio-Vitória também marcaram presença. A apresentação foi feita pelo engenheiro José Júlio Prata Gomes e pelo subsecretário de Transportes do Rio, Delmo Pinho.

A ferrovia, que terá investimento de cerca de R$ 7,8 bilhões, foi apresentada em detalhes, desde o projeto de engenharia de implantação da nova ferrovia, incluindo traçado detalhado, infraestrutura da obra, potencial logístico, integração com a malha ferroviária nacional e com os portos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e o potencial de geração de negócios. “Este será o maior complexo logístico-portuário da América Latina”, destacou Delmo Pinho.

A apresentação foi feita pelo pelo subsecretário de Transportes do Rio, Delmo Pinho. Foto: Lenilce Pontini

A nova ferrovia Rio-Vitória terá 577,8 km de extensão, sendo 169,2 Km no Espírito Santo e 404,6 Km no Rio de Janeiro, e interligará os complexos portuários dos dois Estados. O projeto prevê a implantação de seis túneis, 171 viadutos rodoviários, 130 pontes ferroviárias, 117 passagens inferiores e 60 passagens de pedestres.

Nova estrutura logística

A EF-118 atenderá a demanda da rede portuária dos dois Estados, incluindo os portos de Sepetiba, Itaguaí, Macaé, Barra do Furado e Açu, no Rio de Janeiro, e os portos Central, Ubu, Tubarão e Vitória, no Espírito Santo e posicionará o Rio de Janeiro como a plataforma logística de classe mundial. A província portuária do Rio de Janeiro e do Espírito Santo será a maior do país, estando ancorada pelos superportos do Açu, do Rio de Janeiro, e Central, no Espírito Santo, que são dois portos com grande capacidade para receber navios graneleiros de última geração.

Essa nova infraestrutura logística, que integra portos e ferrovias de grande capacidade, possibilitará a atração para o Rio de Janeiro de novos empreendimentos industriais e logísticos, fazendo do estado uma grande plataforma de entrada e saída de produtos de todo o Brasil, com geração de emprego e renda de forma sustentável e por longo prazo.

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