Economia

Crise faz comércio capixaba reduzir pela metade número de contratações para final do ano

Outro fator que contribuiu para diminuição dessas vagas foi o fechamento de muitas lojas devido à crise. Para José Lino, o comércio está receoso com a contratação

O número de contratações no comércio terá impacto por conta da crise. Foto: Divulgação

No último trimestre do ano, as contratações temporárias são comuns devido às datas comemorativas que aquecem o comércio nessa época. Mas, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), as vagas temporárias para o mercado de trabalho vão cair pela metade em 2015.

Segundo o presidente da Fecomércio, José Lino Supulcre, em 2014 foram 4 mil empregos de vagas temporárias. “Chegamos a essa situação crítica que há mais de 10 anos não vivenciamos. Este ano, estimamos contratações de no máximo duas mil vagas”, acrescentou.

Outro fator que contribuiu para diminuição dessas vagas foi o fechamento de muitas lojas devido á crise. Para José Lino, o comércio está receoso com a contratação e prefere trabalhar com os funcionários já contratados.  

Em 2014, 15% a 20% dos que trabalharam no comércio nessa época do ano por vagas temporárias permaneceram nesses empregos. Neste ano, o presidente da Fecomércio estima que, devido a realidade econômica do país,o aproveitamento dessas vagas atinja, no máximo, de 8 % à 10%.

Com o número de vagas reduzidas, a exigência para a escolha do candidato tem sido cada vez maior. De acordo com a psicóloga especialista em gestão de pessoas, Gisélia Curry, os candidatos devem ficar atentos em mostrar o seu diferencial. “É importante que o candidato tenha boas qualificações e foco para obter resultado imediatos. Isso o torna mais valioso para a empresa”, afirmou.

Gisélia ainda destaca que ser um funcionário flexível tem sido uma característica essencial para quem quer se destacar. “O ideal é que ele seja um funcionário camaleão, ou seja, que se adapta ao meio. É importante entender as necessidades da empresa, ser flexível nas mudanças do mercado e da empresa de forma rápida”, orientou.

Outra dica para quem quer garantir um emprego fixo através de uma vaga temporária é se preocupe em manter-se atualizado. “Se reciclar e se atualizar através de cursos rápidos ou prolongados, é um diferencial. O curso deve estar aliado com os objetivos profissionais do candidato”, disse. Além disso, passar segurança e se apresentar diante da necessidade da empresa.  

A psicóloga ainda acrescenta que, para manter a empregabilidade, é preciso ter atitude, mostrar com rapidez quais são as suas qualidades. “O candidato tem que mostrar atitude, ele pode ter habilidade, técnicas, comportamentais, se não tiver atitude, não adianta”, esclareceu.

Pontos moeda