Economia

Municípios do Litoral Sul formam consórcio de desenvolvimento sustentável

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Região Litorânea Sul Capixaba está criado reunindo os municípios de Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy e Piúma

Representantes do Complisul - municípios de Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy e Piúma. Foto: Divulgação/Prefeitura

Municípios da região Sul do Espírito Santo se reuniram em um consórcio para discutir estratégias de desenvolvimento sustentável.

Secretários e procuradores dos municípios de Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy e Piúma ajustaram o documento de constituição do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Região Litorânea Sul Capixaba (Complisul), e aprovaram a planilha de custos inicial. O encontro de celebração das assinaturas do Consórcio será no início de outubro, com data ainda a ser definida.

O município de Itapemirim, assim como os municípios parceiros, está convicto de que esse é o melhor caminho, por isso, instaura um fórum entre os envolvidos, visando fomentar o debate sobre problemas comuns na busca de caminhos compartilhados. Nessa perspectiva, o Consórcio assume o papel de ferramenta primordial para o fortalecimento dos municípios parceiros em direção a um sul praiano sustentável.

"A administração municipal não tem dúvida de que o consórcio entre os municípios sul praianos é a solução mais acertada para alavancar o desenvolvimento da região. A chegada dos portos e da ferrovia EF 118, irão exigir muita competência dos executivos municipais da região. Existem certos desafios que não podem ser enfrentados sozinhos" diz Rodrigo Bolelli, secretário de Desenvolvimento Estratégico de Itapemirim.

Pontos moeda