Economia

Shopping Vitória investe R$ 6 milhões para reduzir consumo de energia elétrica

O Shopping Vitória também revestiu as claraboias (teto solar) com película solar que usa nanotecnologia na sua fabricação, garantindo 99% de bloqueio UV e rejeitando 71% da energia solar

Foto: Divulgação

O Shopping Vitória investiu R$ 6 milhões para economizar 40% menos de energia, gerando uma economia e se tornando cada vez mais sustentável. A economia anual que o mall fará equivale a um gasto mensal de 17 mil famílias capixabas.

A parceria entre o Shopping Vitória e a EDP Escelsa foi feita entre o diretor-presidente do Grupo Buaiz, Américo Buaiz Filho, e o diretor de Comercialização e Gestão de Clientes da EDP, João Carlos de Abreu Guimarães, e Fernando Saliba, diretor da EDP GRID. 

“Temos equipamentos gigantes. São seis máquinas que tem potência de 950 TR que serão trocados por quatro máquinas que vão gerar 1120 TR. A eficiência energética vai melhorar e proporcionar 40% menos de gasto de energia”, afirmou Cicero Nobre, gerente de operações do Shopping Vitória 

 Os serviços de implantação do sistema serão de responsabilidade da EDP e já estão sendo implantados. A conclusão acontecerá em março de 2016. Entre as mudanças está a troca de seis chillers – que são os equipamentos responsáveis pela geração de ar-refrigerado para as áreas comuns do mall.

Os equipamentos consumirão 40% menos energia elétrica para gerar a mesma energia térmica. Também vai garantir a padronização do sistema, gerando melhor custo de sobressalentes e manutenção.

O diretor da EDP GRID, Fernando Peixoto Saliba, destacou a importância da parceria e das ações. “A Eficiência Energética é fundamentada em inovações que trazem benefícios para o cliente, por meio da melhoria da qualidade dos serviços que tem como principal insumo a energia elétrica, além de propiciar a redução do consumo de energia”.

Pontos moeda