Economia

Cresce número de agências fechadas por causa de greve dos bancários no Estado

277 agências estão em greve e já é recorde no Estado em adesão à paralisação. A greve começou na última terça-feira (06) e não tem previsão para terminar

Greve dos bancários atinge todo o Estado Foto: Divulgação

Mais agências aderiram a greve dos bancários, que começou na última terça-feira (06) e já somam 277 bancos fechados em todo o Estado. Segundo o Sindibancários, a greve já bateu recorde com o número de agências fechadas. Também permanecem fechados 10 departamentos da Caixa, os prédios do Bandes, do Banco do Brasil da Praça Pio XII e o Centro de Processamento de Dados do Banestes (CPD).

Na Grande Vitória, 168 agências aderiram à greve. Entre bancos públicos, 57 são do Banestes, 37 do Banco do Brasil e 39 da Caixa. Entre os privados, 35 unidades estão paralisadas: 11 do Itaú, 11 do Bradesco, quatro do HSBC, oito do Santander e uma do Safra.

No interior do Estado estão paralisadas 17 agências do Banestes, 35 da Caixa, 45 do Banco do Brasil, 1 do BNB, 1 do Santander, 5 do Itaú, 1 do HSBC e 4 do Bradesco.

Bancos com lucros altíssimos

“Os bancos alcançam lucros altíssimos às custas da exploração dos bancários e dos clientes e mesmo assim se negam a atender as reivindicações da categoria. A proposta da Fenaban impõe perdas em torno de 4% para os trabalhadores. Não podemos aceitar isso. A greve da categoria é por valorização, melhores condições de trabalho e atendimento digno para a população”, enfatiza Jessé Alvarenga, coordenador geral do Sindibancários/ES.

Jessé critica também a postura dos bancos públicos nas negociações nacionais. “Os bancos públicos federais, dirigidos pelo governo, estão alinhados com os bancos privados e também querem arrochar os salários da categoria. Mas os lucros mostram que não há crise no sistema financeiro, nem nos bancos privados nem nos públicos”, conclui.

Ao mesmo tempo em que oferecem tão pouco para um trabalhador, os bancos remuneram seus altos executivos com supersalários. Um bancário que ganha no piso R$1.796,45 teria de trabalhar 17,5 anos para ganhar o que o executivo do banco recebe, em torno de R$ 420 mil por mês.

 

Pontos moeda