Economia

PIB avança 0,5% no 3º trimestre ante o anterior no Reino Unido

Redação Folha Vitória

Londres - O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido teve crescimento de 0,5% no terceiro trimestre, na comparação com o trimestre anterior, segundo o resultado preliminar divulgado nesta terça-feira pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) do país. Analistas ouvidos pela Dow Jones Newswires esperavam avanço um pouco maior, de 0,6%.

Na comparação anual, o PIB do Reino Unido cresceu 2,3% na preliminar do terceiro trimestre, também abaixo da expectativa dos analistas, de 2,4%. Muitas vezes, porém, os dados preliminares do crescimento econômico do país são revisados para cima.

A produção do setor de construção mostrou fraqueza no terceiro trimestre, ofuscando o melhor desempenho dos setores de serviço e produção industrial. Os números um pouco mais fracos que o esperado, porém, não devem ser o suficiente para alterar a visão do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) de que as taxas de juros podem ter de subir no Reino Unido antes que o esperado pelos mercados. Na avaliação dos investidores, essa alta nos juros não deve ocorrer antes do fim do próximo ano ou mesmo do início de 2017, enquanto diretores do BoE já sinalizaram que a alta pode ocorrer no início de 2016.

A Bolsa de Londres passou a cair mais após o indicador e a libra também perdeu mais força. Às 7h53 (de Brasília), Londres recuava 0,36%, enquanto a libra operava em queda a US$ 1,5329. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda