Economia

Produção industrial dos EUA cai 0,2% em setembro ante agosto; previsão -0,2%

Redação Folha Vitória

Washington - A produção industrial dos EUA caiu 0,2% em setembro ante agosto, considerando-se ajustes sazonais, segundo pesquisa divulgada hoje pelo Federal Reserve, o banco central do país. O resultado veio em linha com o esperado por analistas consultados pela Dow Jones Newswires. Este foi o segundo declínio mensal consecutivo.

Por outro lado, o resultado da produção industrial de agosto ante julho foi revisado para cima, de -0,4% para -0,1%. Ante o ano anterior, a produção industrial cresceu 0,4% em setembro.

A utilização de capacidade, uma medida da ociosidade no setor industrial, caiu para 77,5% em setembro, de 77,8% em agosto. A previsão dos analistas era de recuo maior, para 77,3%. Antes da recessão, a utilização da capacidade estava em torno de 80%.

A produção manufatureira, que responde por quase dois terços do resultado geral, recuou 0,1% em setembro ante agosto (-0,4%), influenciada pelo setor de mineração, que inclui exploração de energia, que caiu 2% em setembro, após uma leitura estável em agosto. Essa queda foi a maior desde janeiro de 2014.

O resultado fraco é o mais recente sinal de que o dólar forte, a queda nos preços do petróleo e a fraca demanda dos consumidores chineses e europeus estão prejudicando as vendas em fábricas norte-americanas. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda