Economia

Sindicato não desiste de fechar lojas de shoppings aos domingos na Grande Vitória

Assunto estará em pauta na próxima reunião entre comerciantes e comerciários, que ocorrerrá na manhã da próxima quinta-feira (22). Associação de shoppings considera medida retrocesso

Comerciários e lojistas debatem fechamento das lojas dos shopping do ES aos domingos Foto: Divulgação

O Sindicato dos Lojistas do Espírito Santo e representantes da Federação de Comércio do ES iniciaram nesta segunda-feira (19) as negociações para montar a convenção coletiva dos funcionários do setor neste ano. A primeira reunião, segundo informou o responsável pelo acordo da parte da Fecomércio-ES, João Elvécio Faé, tratou da proposta de reajuste de 13% levada à mesa de negociação pelos trabalhadores do comércio capixaba.

A próxima reunião ocorrerá na próxima quinta-feira (22). Na pauta, está a interrupção do funcionamento das lojas dos shoppings centers do Estado aos domingos, como ocorre atualmente nos supermercados.

“Vamos tentar sensibilizar a outra parte da negociação para a necessidade de descanso dos funcionários das lojas aos domingos, sem falar que consideramos um prejuízo maior manter as lojas abertas”, explicou o presidente do Sindicomerciários/ES, Jakson Andrade.

O coordenador da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) no Estado, Rafael Brotto, entretanto, discorda do sindicalista.

“Proporcionalmente, o domingo é o segundo melhor dia de vendas nos shoppings, uma excelente oportunidade de compras para o trabalhador que cumpre suas funções de segunda a sábado. Fechar as lojas aos domingos é um retrocesso, uma agressão à população capixaba.

 

Pontos moeda