Economia

Volume de vendas no setor de serviços cai 3,5% em agosto ante agosto/14, diz IBGE

Redação Folha Vitória

Rio - O volume de serviços prestados recuou 3,5% em agosto de 2015 ante igual mês de 2014, já descontados os efeitos da inflação, informou na manhã desta quinta-feira, 15, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se do pior resultado para o mês desde o início da série, em janeiro de 2012. Em julho ante julho de 2014, a redução havia sido mais intensa, de 4,2%.

Esta é a primeira vez que o órgão divulga índices de volume no âmbito da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Até o mês passado, o IBGE anunciava apenas os dados da receita bruta nominal, sem tirar a influência dos preços sobre o resultado. Por esse indicador, que continua a ser divulgado, a receita nominal avançou 1,0% em agosto deste ano ante igual mês de 2014.

Com o resultado de agosto, o volume de serviços prestados acumula queda de 2,1% no ano. Já em 12 meses, o recuo de 1,1% é o maior já verificado em toda a série histórica.

A série da Pesquisa Mensal de Serviços foi iniciada em janeiro de 2012. Ainda não há dados com ajuste sazonal (que permitem a análise do mês contra o mês imediatamente anterior), pois, segundo o IBGE, a dessazonalização requer a existência de uma série histórica de aproximadamente quatro anos.

Pontos moeda