Economia

Boa Vista: demanda do consumidor por crédito sobe 0,4% em outubro ante setembro

Redação Folha Vitória

São Paulo - A demanda do consumidor por crédito cresceu 0,4% em outubro ante setembro, descontados os efeitos sazonais, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC. Na comparação com outubro do ano passado, houve queda de 0,6%. No acumulado dos dez primeiros meses do ano, há retração de 7,7% ante igual intervalo de 2014. Em 12 meses, a procura registra baixa de 8,3%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, a demanda nas instituições financeiras caiu 7,7% em outubro, na margem, enquanto para o segmento não financeiro houve avanço de 5,9%. Na variação anual, as taxas foram de queda de 3,6% e alta de 1,5%, respectivamente.

Na avaliação da instituição, o consumidor tem sido mais cauteloso em tempos de incerteza econômica e, como consequência, a demanda por crédito vem desacelerando gradativamente desde meados de 2014. "Ademais, os fatores macroeconômicos também têm contribuído decisivamente para piora do índice ao longo dos últimos meses. Alta das taxas de juros, inflação consistentemente elevada e piora do mercado de trabalho são apenas algumas das variáveis condicionantes deste cenário", diz o relatório da Boa Vista.

O indicador da Boa Vista é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da empresa. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

Pontos moeda