Economia

Novo patamar do câmbio deve favorecer regiões que exportam mais, avalia BC

Redação Folha Vitória

Brasília - A mudança de patamar da taxa de câmbio deve seguir favorecendo as regiões onde há maior representatividade das exportações na economia, segundo o boletim regional divulgado nesta quinta-feira, 5, pelo Banco Central. Em especial, o documento cita as regiões Centro-Oeste e Sul e enfatiza que são possíveis desdobramentos positivos sobre os mercados de trabalho desses locais.

O boletim trouxe que a atividade econômica seguiu em queda no País no início do segundo semestre, refletindo, sobretudo, os desempenhos negativos da indústria, das vendas do comércio e do setor de serviços. A performance negativa de todos os setores da atividade gera impactos relevantes sobre o mercado de trabalho, conforme o documento.

Para o Banco Central, as perspectivas de recuperação da atividade econômica dependem fundamentalmente da reversão da confiança de consumidores e empresários nos próximos trimestres. A perspectiva é a de que essa recuperação tenda a ser favorecida pelos efeitos das "medidas de ajuste macroeconômico encaminhadas". O IBC-BR recuou 1,4% no trimestre encerrado em agosto em relação ao terminado em maio, segundo dados dessazonalizados.

Pontos moeda