Economia

Confiança do comércio recua 1,4% em dezembro ante novembro, revela CNC

O resultado foi o mais baixo da série histórica da pesquisa, iniciada em março de 2011. No período de um ano, a confiança do empresário do comércio despencou 26,5%

Redação Folha Vitória
A confiança do comércio recuou 1,4% Foto: Divulgação

Rio - Os empresários varejistas voltaram a ficar mais pessimistas em dezembro. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) atingiu 79,9 pontos, uma queda de 1,4% em relação a novembro, informou nesta terça-feira, 29, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O resultado foi o mais baixo da série histórica da pesquisa, iniciada em março de 2011. No período de um ano, a confiança do empresário do comércio despencou 26,5%. Segundo a CNC, a deterioração no indicador reflete as piores condições do mercado de trabalho ao longo de 2015, além da retração da atividade econômica no País.

Na passagem de novembro para dezembro, o Icec foi influenciado por uma forte piora na avaliação das condições atuais, que recuou 12,2%, para 37,7 pontos. O subitem já está 50,8% abaixo do patamar registrado no mesmo período de 2014.

"Todo o cenário atual faz com que o empresário enxergue as condições correntes de forma tão ruim. E, provavelmente, isso vai continuar no primeiro semestre de 2016", alertou a economista Izis Janote Ferreira, da Divisão Econômica da CNC.

Os empresários ficaram mais pessimistas com a situação atual da empresa (-6,6% em relação a novembro) e do setor (-12,6%). Mas a retração maior foi na avaliação da economia, um recuo de 30% na passagem de novembro para dezembro.

Enquanto as avaliações negativas das condições correntes se aprofundaram, houve melhora nas expectativas, com alta de 1% em dezembro ante novembro, e nas intenções de investimentos, um crescimento de 0,7% no período.

"As expectativas melhoraram, mas ainda é preciso aguardar para ver se esse movimento vai continuar e se confirmar nos próximos meses", ponderou Izis.

Pontos moeda