Economia

Confiança do Comércio recua em dezembro, mostra FGV

Redação Folha Vitória

Rio - O Índice de Confiança do Comércio (Icom) medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) caiu 4,5 pontos em dezembro ante o mês anterior. Com o resultado, o Icom diminuiu de 65,9 pontos para 61,4 pontos no período, o segundo menor nível da série histórica iniciada em março de 2010.

"A piora expressiva das expectativas em dezembro mostra que o setor antecipa o enfrentamento de dificuldades nos próximos meses. O cenário traçado pelas empresas parece combinar projeções de continuidade do ajuste das finanças familiares, piora do mercado de trabalho, condições de crédito mais restritas que de costume e confiança do consumidor ainda muito baixa", afirmou, em nota, o superintendente adjunto para Ciclos Econômicos do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), Aloisio Campelo.

A queda do Icom na passagem de novembro para dezembro foi influenciada, sobretudo, pela piora das expectativas em relação ao futuro. O Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 7,2 pontos, para 66,5 pontos, o menor valor da série histórica. Houve influência do indicador que capta o grau de otimismo com as vendas nos três meses seguintes, que despencou 12,2 pontos em dezembro ante novembro.

O Índice de Situação Atual (ISA-COM) também teve queda, de 1,8 ponto, para 57,3 pontos, o segundo menor patamar da série histórica. O item que mede o grau de satisfação das empresas com a situação atual dos negócios caiu 2,5 pontos em dezembro ante novembro.

Pontos moeda