Economia

Japão mantém avaliação sobre a economia, mas destaca fraqueza no exterior

Redação Folha Vitória

Tóquio - O governo do Japão manteve sua avaliação geral sobre a economia do país e comentou que ela continua se recuperando moderadamente. Ao mesmo tempo, porém, o governo japonês reconheceu pontos de fraqueza e aumento das incertezas no exterior.

Em seu relatório econômico mensal de fevereiro, o governo destacou negativamente dentro do Japão apenas alguns segmentos, como as exportações. No entanto, pela primeira vez em seis meses o relatório reduziu a avaliação de economias estrangeiras, citando quedas dos investimentos nos EUA e da produção na Europa, entre outras coisas.

Para manter a economia japonesa no caminho da recuperação, o governo afirmou que implementará rapidamente um orçamento extra para o ano fiscal que termina em março e trabalhará para elaborar o orçamento para o novo ano fiscal em breve.

Representantes das economias do G-20 se reúnem em Xangai nesta semana. Ontem o Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou que as maiores economias do mundo deveriam concordar em um aumento coordenado dos gastos dos governos para conter o crescente risco de uma desaceleração econômica global mais profunda.

No fim de janeiro o Banco do Japão (BoJ) decidiu adotar uma política de juros negativos sobre excesso de reservas dos bancos para estimular a atividade econômica e as expectativas de inflação. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda