Economia

Saiba como quitar as dívidas e juntar dinheiro em 2016 em meio à crise

Quem tem contas atrasadas deve anotar as pendências e se livrar daquelas com juros maiores. Depois do desemprego, o segundo motivo causador da inadimplência foi o descontrole financeiro

Quase metade (47,63%) dos brasileiros que procuraram a Serasa em busca de orientação sobre endividamento e inadimplência no ano passado ficaram com o nome sujo após perderem seus empregos. Foram entrevistados 6273 consumidores de todo o País Foto: Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Carnaval já passou e as notícias econômicas não são das mais animadoras. A conjunção formada pela alta do desemprego, a escalada da inflação e os juros altos contribui para aumentar o número de brasileiros que não consegue pagar as contas em dia.

O número de inadimplentes no País chegou a 59 milhões no mês passado, de acordo com a Serasa Experian. Para se ter uma ideia, isso é o equivalente à soma das populações dos Estados do Rio de Janeiro (16,5 milhões) e São Paulo (44 milhões).

De acordo com a pesquisa Perfil do Inadimplente, da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), feita no último trimestre do ano passado, o desemprego disparou como o principal motivo que levou o consumidor à inadimplência.

De acordo com a diretora do Serasa Consumidor, Fernanda Monnerat, o trabalhador, que conta com o salário para sustentar a família, obviamente, tem motivos para se preocupar ao ser demitido.

— Mas o desespero não é bom conselheiro e atitudes intempestivas só vão agravar a crise. Colocar a cabeça no lugar, compartilhar a situação com a família e começar a fazer as contas são os primeiros passos para encarar o momento.

Economistas consultados pelo R7 dão dicas para quem está nessa situação quitar as dívidas e passar a juntar dinheiro. O educador financeiro Rafael Seabra afirma que é possível sair do vermelho e passar a investir parte do salário, em qualquer faixa de renda.

— A lógica do endividamento é bem simples: gastar mais do que o que se ganha. Isso é piorado com o mau uso do cartão de crédito. Grande parte dos inadimplentes começou este o ano com a promessa de sair dessa situação, uma missão que demanda muito esforço, mas não é impossível.

Dicas

Depois do desemprego, o segundo motivo causador da inadimplência foi o descontrole financeiro, apontado por 23% dos entrevistados no levantamento da Boa Vista SCPC. Seabra sugere que a primeira coisa a fazer é colocar todos os credores no papel e anotar o valor da dívida com cada um deles.

— O segundo passo é procurá-los e expor a cada um a situação, mostrar o tamanho total do endividamento e dizer o quanto é possível pagar por mês.

Monnerat afirma que o desempregado precisa ter em mente que trata-se de uma fase complicada e cheia de restrições, mas que pode ser atravessada desde que haja organização e disciplina.

— Muitas vezes, a condição é um estímulo para começar um novo estilo de vida, em um posto de trabalho melhor ou até como patrão.

Também não adianta colocar o pagamento das dívidas em ordem, se não houver uma decisão firme de mudança de comportamento, para que as dívidas realmente deixem de fazer parte de sua vida. Para isso, outra dica do especialista em finanças é anotar todos os gastos durante 30 dias, para ter um raio-X da vida financeira e ver a quantidade de gastos supérfluos quem podem e devem ser cortados.

— Pode ser em um caderno ou no bloco de notas do celular. O objetivo é identificar para onde está indo o dinheiro. Seja a prestação de uma roupa, seja uma refeição fora de casa até um cafezinho.

Com informações do Portal R7

Pontos moeda