Economia

Justiça aceita pedido de recuperação judicial do grupo Itapemirim

Com isso, a empresa tem 180 dias para tentar um acordo com credores sobre um plano de recuperação que definirá como superará a crise financeira

A Itapemirim terá agora um prazo de seis meses para apresentar um plano de recuperação para seus credores Foto: ​Divulgação

O juiz da 13º Vara Cível Especializada Empresarial, de Vitória, aceitou o pedido de recuperação judicial do grupo Itapemirim, mantenedor das empresas Viação Itapemirim, Transportadora Itapemirim, ITA - Itapemirim Transportes, Imobiliária Bianca, Cola Comercial e Distribuidora e Flecha Turismo Comércio e Indústria. O pedido foi impetrado no dia 7 de março, e o deferimento aconteceu na última sexta-feira (18). As dívidas dessas empresas somam R$ 336,49 milhões.

A partir de agora, a empresa tem 60 dias para apresentar o plano de recuperação à Justiça, caso contrário, o juiz decretará falência. Apresentando o plano, o juiz irá divulgá-lo para que os credores se manifestem, num prazo de 180 dias (seis meses). Caso os credores aprovem o plano, a empresa entra em processo de recuperação. Se não for aprovado, o juiz decreta a falência da empresa. 

A Itapemirim foi fundada pelo empresário Camilo Cola em 1949, e atualmente emprega mais de 1,6 mil funcionários. A empresa vem passando por dificuldades desde o ano passado. Em junho daquele ano, a Viação Itapemirim vendeu cerca de 40% de sua frota e transferiu 68 das 118 linhas que eram operadas pela empresa para a Kaissara.

Desde o ano passado até agora, cerca de 150 motoristas já foram demitidos da empresa, de acordo com o Sindicato dos Motoristas Ajudantes, Cobradores e Operadores de Máquinas Sobre Pneus do Sul do Estado (Sindimotoristas). 

Pontos moeda