Economia

Demanda de crédito por empresas encolhe 5% em março, diz Serasa

Redação Folha Vitória

São Paulo - A demanda das empresas por crédito encolheu 5% em março, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Serasa Experian. Na comparação com fevereiro, por outro lado, o indicador cresceu 15,3%, uma variação explicada pela ocorrência do carnaval no segundo mês do ano. Quando considerado o balanço do primeiro trimestre, a demanda das empresas por crédito recuou 9,3% em relação ao mesmo intervalo de 2015.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a menor procura por crédito decorre da existência de incertezas quanto à trajetória da política econômica, do aprofundamento da recessão e das taxas de juros dos empréstimos cada vez mais elevadas.

No balanço de janeiro a março, o segmento com maior retração na demanda foi aquele que reúne as médias empresas, com retração de 20,3%. Na sequência, segundo a Serasa Experian, aparecem as grandes empresas, com retração de 16,6% na demanda. Entre as micro e pequenas empresas, a demanda por crédito encolheu 8,7% no primeiro trimestre.

O resultado do período foi influenciado negativamente pelas indústrias, onde a demanda por crédito encolheu 11,2%. Na sequência aparecem os setores de comércio (-10,4%) e serviços (-7,8%).

Pontos moeda