Economia

Vendas do Dia das Mães devem ter crescimento de 2% no Espírito Santo

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio - ES) prevê um crescimento de 2%, mesma previsão feita para o ano anterior

Apesar do cenário de incertezas, a data representa oportunidades de vendas para o comércio Foto: Divulgação

Em meio a uma economia conturbada, o comércio capixaba tem encontrado nas datas comemorativas a solução para tentar se manter. Comemorado em maio, o Dia das Mães é uma grande oportunidade para que isto aconteça. 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio - ES) prevê um crescimento de 2%, mesma previsão feita para o ano anterior. Cenário melhor do que a média nacional, que deve registrar recuo de 4,1%, o pior desempenho para a data desde 2004, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC). 

Já no interior do Estado as estimativas deixam a desejar. Segundo o presidente do  Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Gabriel da Palha, Vila Valério, Águia Branca e São Domingos do Norte, Audenir Gomieri, o desemprego é um dos principais motivos da retração das vendas. 

“A expectativa é de retração nas vendas. O desemprego no interior, provocado pela demissão em massa, acaba refletindo no comércio. As pessoas não estão conseguindo arcar com as dívidas, se não conseguem pagar, como comprar? Será mais um ano de lembrancinha, para não passar em branco”, retrata.  

Apesar do cenário de incertezas, a data representa oportunidades de vendas para o comércio.  Este ano, os gastos serão mais modestos por parte dos consumidores, com um menor valor gasto pelo presente. A expectativa de consumo segue tendência e se mantém em baixa com 75% das famílias da capital comprando menos que no mesmo período de 2015. A baixa no consumo e a dificuldade de acesso ao crédito indicam que os capixabas terão cautela nas compras.

 Para a data, os produtos mais comercializados devem ser artigos de vestuário, perfumes e cosméticos. O presidente da Federação, José Lino Sepulcri, acredita que o lado sentimental pode falar mais alto e auxiliar nas vendas. “O consumidor está disposto a presentear e a comemorar o Dia das Mães. Por isso, há um otimismo quanto às vendas nesse período”, revela.

É a mesma opinião compartilhada pelo presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Cariacica, José Antônio Pupim, que aposta que este será o Dia das Mães dos “presentinhos”. “É o que tenho ouvido nas ruas, muito em função da crise. Os artigos que se encaixam neste perfil são os listados acima de deverão ser os mais escolhidos na hora de presentear, em detrimento de celulares, smartphones e outros produtos mais caros”.

As contratações, por sua vez, serão reduzidas em relação aos anos anteriores. Mas, por ser uma importante data para as vendas e pelo comércio já estar com seus quadros de funcionários enxutos, o empresário poderá recorrer à contratação temporária pontualmente, em último caso. A Fecomércio-ES não traçou estimativas de contratações, devido a esses casos pontuais, como acontece em espaços como Shopping Center. 

Cenário nacional

Apesar do recuo, a CNC prevê que as vendas para o Dia das Mães devem movimentar aproximadamente R$ 5,7 bilhões neste ano. Também houve redução na expectativa de contratação de trabalhadores temporários. A oferta de 25,6 mil vagas em todo o varejo, esperada pela CNC, é 5,6% inferior ao contingente contratado no mesmo período do ano passado e equivale à quantidade de vagas geradas na mesma data em 2012 (25,4 mil).

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