Economia

Ministro de Finanças do Japão diz que não tem intenção de desvalorizar o iene

Redação Folha Vitória

Tóquio - O ministro de Finanças do Japão, Taro Aso, disse nesta terça-feira que o governo não tem intenção de tentar impulsionar as exportações desvalorizando o iene, contrariando suspeitas entre autoridades estrangeiras de que Tóquio pode estar considerando este mecanismo.

"O Japão não tem nenhuma intenção de tentar desvalorizar o iene de forma consistente", disse Taro Aso durante uma sessão parlamentar. "Eu disse claramente [aos representantes de outras economias avançadas] que não estamos a caminho de puxar para baixo a taxa de câmbio para reforçar a nossa competitividade".

O comentário de Aso mostra como Tóquio está tentando diferenciar sua intervenção no mercado destinado a atenuar as flutuações de moeda de intervenção destinadas a controlar as taxas de câmbio para reforçar as exportações.

Aso tem repetidamente assinalado nas últimas semanas que ele quer assumir uma intervenção direta se o iene tiver uma forte valorização como a vista em abril e maio.

O secretário do Tesouro, Jacob Lew, assim como outras autoridades europeias, têm alertado fortemente o Japão a não tomar este tipo de ação. Washington está preocupado que uma intervenção do Japão poderia levar outras economias a tomarem o mesmo caminho, resultando em uma competição multinacional para desvalorizar moedas que poderiam minar o crescimento global. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda