Economia

Batata assando! Alimento chega aos supermercados capixabas custando R$ 8 o quilo

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo projeto Vigilantes do Preço, o aumento foi em torno de 8% em relação aos três primeiros meses do ano

Um dos itens mais tradicionais nas despensas disparou em alguns supermercados da Grande Vitória Foto: Divulgação

A longa estiagem em todo o território capixaba também vem causando prejuízo ao bolso da população. Um dos itens mais tradicionais nas despensas disparou e, em alguns supermercados da Grande Vitória, ultrapassou o valor de R$ 8 o quilo. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo projeto Vigilantes do Preço, o aumento foi em torno de 8%

O estudo apontou ainda um aumento de 3% no leite e seus derivados – como manteiga, queijo e laticínios – tiveram aumento devido à entressafra do setor e o consequente repasse do aumento dos custos de produção para o consumidor final. 

Quanto ao feijão e ao alho, que foram os campeões de altas no mês de junho (44% e 30%, respectivamente), o coordenador do projeto, Paulo Cezar Ribeiro Silva, alertou que não necessariamente sofrerão reduções de preço em curto prazo. 

“O alho depende da estabilidade do câmbio para ficar mais barato, o que leva tempo. Já o feijão, espera-se que a importação desacelere a subida de preços, já que a oferta aumentará. O problema está na qualidade do feijão importado. Se ele não tiver a qualidade do produto nacional, não haverá saída e o feijão brasileiro não ficará mais barato”, ressaltou o professor.

Pontos moeda